quarta-feira, 11 de julho de 2007

Toledo

Toledo é imperdível, uma cidade medieval muito bem conservada!
Ao chegar na estacao voce fica completamente perdido, pois a a cidade fica no alto de um morro e nao dá pra se ver direito. Aí surge do nada uma tiazinha oferecendo um bus tour, que, por todos esatrem perdidos, a maioria aceita. Custa 10 euros mas ñ vale a pena.

Gracas a dois argentinos que estavam na minha frente na fila para comprar esse tal tour, descobri que era melhor comprar um mapa (2 euros) e fazer todo o circuito à pé, no seu tempo, indo pra onde você quiser. Bom, dito e feito. Se eu soubesse que daria pra ir pra Toledo podia ter pego o mapa na internet e nem 2 euros eu gastava.

Pra subir até a cidade ou se toma um onibus (linhas 5 ou 6) ou, dependendo do espírito de guerreiro e do quanto se quer economizar, se vai andando. Claro que optei pela segunda opcao. A taizinha que me vendeu o mapa entretanto havai dado a dica de subir de onibus (onibus urbano, convencional) pois é "calle arriba" e depois voltar pra estacao à pé, pois era "calle abajo". Eu fiz os dois e devo dizer que ela estava certa: calle abajo é muito melhor do que calle arriba.

E se prepare pra anadr na cidade...mas andar MUITO, sobretudo se quiser conhecer os principais pontos. É um tal de sobe ladeira, desce ladeira de uma forma absurda. E, por mais que as construcoes altas te permita ter uma sombrinha na maior parte do caminho, protetor solar é indispensável (em toda espanha, pra falar a verdade).

O engracado é que, como a cidade é toda medieval, com ruas estreitas, castelos, muralhas, paredoes, etc, mesmo com mapa é inevitável perder-se. A pergunta que eu mais fazia era Onde eu estou? apontando o mapa.

Ainda sobre Toledo, foi o local onde pude comecar a ter refeicoes decentes. ao lado da Catedral (que custa 6 euros pra entrar...nunca vi cobrar pra entrar em igreja, isso deve ser pecado), tem um tal de Wamball Cafe donde se és permitido fumar e o combinado de ovo, carne e batata frita saem por modestos 4,75 euros. A dificuldade está em entender o que o ogro do dono do bar fala, num espanhol mais enrolado que já vi.

E, a propósito, dois off-topics:

1) Devia ser proibido me deixar em uma cidade onde as maioria das lojs vende facas e espadas; eis o diálogo que se seguir com a vendedora:
- hola señor, te gusta?
(eu): siiii
- cual?
(eu): todas

Agora eu sei como as mulheres se sentem em uma loja de sapatos.
ñ resisti e acabei comprando uma espada de Carlos V, com nome gravado e tudo. O problema é ver COMO vou seguir viagem carregando uma espada de 1,20m! Vai ser fácil passar nos aeroportos viu!

2) Aqui é o lugar ideal para fazerem um "Piores clipes do mundo", é bizarra a (pouca) qualidade narrativa dos video-clips (assistia enquanto almocava). Como o de um cidadao que canta um pop romantico e passa o video todo cantando para um orelhao no meio do deserto; de vez em quando aparece a imagem da mulher amada ao lado do orelhao. Só...sério, isso é o video clip inteiro de 4 minutos.

Vááááárias horas caminhando em Toledo e, acredite, o sol é MUITO forte. Agora faz todo sentido os espanhóis tirarem a siesta.

Cheguei 12:50 e, às 7h já havia conseguido ver tudo (e carregando a espada de 1,20m). Minha passagm de retorno estava para as 21:25, tudo pq o cara do guiche entendeu NUEVE horas quando eu disse DEZENUEVE hora.... bom, mas às 17h, voltando pra estacao de Toledo, foi possível trocar a passagem pro trem das 17:25h sem problemas. Parece que o trem sai a cada 1,5 hora, 2 horas.

Conclusao, náo ter pego o bus tour em Toledo me permitiu, por 0,25 euros a mais, conhecer toda a cidade, almocar e comprar a tao valiosa água.

Tem mais 5 pagininhas de ontem pra hoje pra escrever mas, como meu tempo de net acabou, fica pra próxima.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br