quarta-feira, 4 de julho de 2007

Vacinando o gado

No início senti uma ponta de discriminação por ter que tomar "n" vacinas para poder adentar ao sagrado solo europeu, quer dizer, me senti praticamente "gado" sendo vacinado contra a aftosa.

Ao chegar no Centro de Saúde entretanto e ver como a saúde é tratada neste país, passei à dar toda razão para os países de destino. Sim, somo gado, ficamos acuados em fileiras intermináveis, em condições animalescas (algumas pessoas grunhiam, juro), sendo jogados de um cercado para outro, enquanto o boiadeiro de branco ficava ao telefone contando sobre a viagem de sua filha para Santos.

Bem, revoltas com este país à parte, também descobri que, além da já citada vacina contra febre amarela, havia algumas outras listadas que eu também precisaria tomar: anti-tetânica, anti-sarampo, anti-caxumba e mais uma lista de "antis" que a simpática senhora que me atendeu começou a falar numa verborragia médica.

Pra quem vai para Comunidade Européia, é pedido para tomar todas estas vacinas com 10 dias de antecedência (lógico que eu não consegui ir antes, então vou ver se dá pra enganar a imigração mostrando que, por mais doente que eu possa ficar, tenho um cartão de crédito pra pagar). Na web não há muita informação sobre isto, o mais indicado é procurar os centros de saúde pessoalmente (ou mesmo pelo telefone, se você der a sorte de ser atendido por alguém simpático e disposto a responder suas perguntas); cada pais exige um conjunto de vacinas diferentes e o CS têm essa lista pra te assust...digo, informar (ao chegar eles logo te perguntam "Pra onde você vai?") Ah, e sim, é de graça, só vai custar um pouco de sua paciência.

Os centros de saúde não fornecem a carteira de vacinação internacional, tem-se que pegar a carteirinha que lhe entregarem (uma de papel com os carimbos) e validá-la nos postos da ANVISA nos aeroportos. A carteira nacional será transcrita para a internacional, uma tal de "carteira amarela" (quando eu fizer isso, escrevo sobre como pegar esta cósmica "carteira amarela").

Ah, um último PS, a vacina de tétano especificamente dói bastante um depois de levar a injeção; meu braço esquerdo está confirmando a informação.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br