sexta-feira, 15 de junho de 2007

O que visitar em Madrid

Alguns locais selecionados para se visitar (agora é ver se vai dar tempo de ver tudo em 2 dias e meio:

Plaza Mayor: construída na época renascentista, a praça é um marco da cidade de Madri. Nela, durante o sec. XVII foram realizados importantes acontecimentos públicos, desde as Touradas, festas e recepções solenes. A praça foi totalmente restaurada após um incêndio em 1970. Hoje é um dos principais cartões postais de Madri, e em seu centro está a estátua de Felipe III.

A estátua de Dom Quixote e Sancho Pança, na Praça de Espanha, é referência ao romance mais importante da humanidade. Praça de Espanha fica na extremidade da caminhada que começa na Plaza Mayor, passando pelo Palácio Real, e, finalmente, descendo a Gran Via para atingir Porta do Sol.




Puerta del Sol: durante o sec. XV, fora a mais importante porta de entrada de Madri. Sua arquitetura impressiona pelas belas fachadas monumentais dos edifícios que a rodeiam, e pelo monumento Oso y El Matrono, símbolo da cidade.



Museu do Prado: o mais famosos de Madri e um dos maiores museus do mundo. Em seu acervo, obras de pintores do mundo todo, com destaque para os originais de Velásquez, El Greco e Goya. O Museu Prado perde somente para o Louvre em Paris, como museu com mais obras de arte. Entre outros você encontrará: Bosch, Goya, Dürer, Tizian, Tinteretto, El Greco, Velasquez, Rubens.

O Prado pode tomar tanto tempo como se desejar. Se o objetivo for modesto, não se deve deixar de ver o Davi Vencedor de Golias, de Caravaggio, e a obra-prima de Velázquez, As Meninas, em que Picasso se baseou para fazer uma série de quadros, que podem ser vistos depois, em Barcelona.

Palácio Real: a residência do Rei Carlos III é um dos mais impressionantes conjuntos arquitetônicos de Madri, em estilo barroco classicista. Em seu interior estão inúmeras obras de artistas consagrados. Junto ao palácio, estão os jardins de Sabatini e o Campo del Moro, outras duas atrações imperdíveis de Madri.

Plaza del Oriente: em frente ao Palácio Real, os edifícios medievais foram demolidos para a construção de uma grande avenida, que ligaria o Palácio a Fuente de Las Cibeles. Porém, no lugar da avenida foi erguida uma praça guarda um belíssimo jardim e ao fundo o Teatro Real.

Fuente de Las Cibeles: belíssimo monumento que representa todo o glamour de Madri e da arquitetura espanhola.

Catedral de San Isidro: principal centro do catolicismo em Madri, a catedral pertencia anteriormente ao Monastério do Colégio Imperial da campanha de Jesus.

El Escorial: mundialmente conhecido, o monastério foi erguido por Felipe II. Suas gigantescas medidas impressionam os visitantes. Entre as atrações, destacam-se os túmulos dos reis espanhóis.

Museu de Arte Contemporânea (Centro del Arte Reina Sofia) : Possui trabalhos de artistas do século XX (Miró, Dali, Picasso,etc.). O Museu Thyssen com a coleção mais vasta do mundo. O Palácio Real e a Plaza Mayor do século XVII.

Dicas e mais dicas de Madrid

algumas dicas compiladas de uma série de locais:

--> Não vale a pena pagar para usar aqueles BUS TOURS, é caro demais e com o mesmo valor você vai tranquilo pelo transporte público!

--> Os shows de flamenco são meio fajutos, montados para turistas consumirem muita coisa e muitas vezes mal representados. A região de Andalucia é a tradicinal nesse aspecto.

--> Plaza Mayor e Puerta del Sol são regiões onde você não deve procurar locais para comer nem comprar souvenirs, serão seguramente mais caros que em qualquer outro lugar.

--> Principalmente nos locais de grande movimento, cuidado com trombadinhas. Aqui também tem muitos golpistas que tentam te distrair e levar seus pertences, cuidado com as pessoas que vem te abordar espontaneamente, ainda que pareçam inocentes!

--> Almoçar às 13:00 é praticamente impossível, os horários são muito tarde (almoço das 15-17, jantar 21-23), se quiser comer nesse horário terá que ir aos fast-foods.

--> Cuidado com as ciganas que vem ler sua mão, nem deixe-as chegar perto pois são muito habilidosas em furtar objetos seus.

RESTAURANTE PARA COMER À VONTADE
Quem está afim de dar um tempo em bocadillos e fast food tem de ir ao restaurante Fres Co. Na hora do almoço custa 7,95 Euros (jun\06) e se come à vontade. Tem vários tipos de saladas, pratos quentes, sobremesa - sorvete, frutas - e até o café final. Inclui também o primeiro copo de bebida. (Caballero de Gracia, 8, perto da Puarta del Sol e da Calle Alcalá)

VÁ A TOLEDO
Pra quem for pra Madrid, não deixar de conhecer num único dia a bela cidade de Toledo, vale a pena, o preço da passagem do trem custa 6 euros ida e volta e o percurso leva em torno de uma hora pela estação de Atocha.

CARTEIRA DE PROFESSOR
Para circular com segurança, gastando pouco, utilize o metrô, desde o aeroporto. Compre o bilhete múltiplo de dez, que pode ser utilizado também nos ônibus circulares. Se for professor, como eu, leve sua carteirinha de professor (vale a do MEC). Com ela você entra nos principais museus de graça (inclusive o Prado!).

A VERDADEIRA NOITE
Em Madrid procure descançar das 8 às 12 horas da noite, e sair depois deste horário, porque a verdadeira noite começa neste horário. Procure os bares perto da porta do sol, que são lotados de pessoas (mulheres) bonitas.

TRANSPORTE
Em Madri as tarifas dos táxis são altas. Prefira o metrô, que tem uma estação dentro do aeroporto, onde há também o Estande de Turismo (aproveite para adquirir o indispensável mapa do metrô). Para viagens a outras cidades utilize o trem. Por exemplo, até Toledo - cidade imperdível –, a passagem ida e volta custa 6 euros e a viagem dura somente uma hora.

DIVERSÃO
Madrid é repleta de bares e boates, e muitos oferecem a primeira dose de bebida grátis. A partir da segunda dose, o mínimo a pagar (dependendo do tipo de bebida) é de 6 euros. Nas noites de quintas-feiras, o Palácio Gaviria promove festas para estudantes e visitantes estrangeiros. Uma das boates melhor conceituadas é Joy Eslava, que ocupa um antigo teatro lírico. Evite o Teatro de La Pacheca, onde os preços são ‘salgados’ e o flamenco e o show deixam a desejar.

A viagem para Espanha começa em SP

Indo atrás de informações, soube que no Escritório Espanhol de Turismo - que fica na Rua Zequinha de Abreu,78- Perdizes - São Paulo -SP - dá pra conseguir mapas de TODAS, isso mesmo, TODAS, as principais cidades espanholas, além de um livro de cada uma dessas cidades sobre monumentos, igrejas, vida noturna, gastronomia, horário de funcionamento das principais atrações turísticas, além dos preços.

Vale a pena ir lá buscar esse material informativo que é inteiramente gratuito, pois sair do Brasil com o mapa turístico das cidades espanholas ajuda muito.

O escritório funciona das 9h às 17h, de segunda a sexta.
Telefone: (11) 3675-2000. Fax: (11)3872-0733.
Na Internet: www.spain.info

claro...ainda não deu tempo de ir =/

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Madrid, a primeira parada

Faltam cerca de 3 semanas para entrar no Ibéria com Destino à Espanha. Dia 09/julho começa a saga. Acho que o primeiro "desafio" vai ser conseguir sair deste país sub-desenvolvido, ver quanto os atrasos no aeroporto vão me impactar. A saída é dia 08/jul às 9h, e depois mais umas 7 horas de cadeira no Galeão até conseguir pegar o Iberia rumo à Madrid.

Barajas, o aeroporto da capital, é um dos maiores da Europa e parece que tem um "trem" dentro do aeroporto, para levar as pessoas de um terminal para outro (insano). Só espero não perder muito tempo na imigração. Além de levar todas as passagens, também quis providenciar uma carta timbrada, traduzida para o inglês e espanhol, dizendo que estou de férias (nunca é ruim antecipar qualquer problema).

A idéia é ficar entre os dias 09 e 11 em Madrid e depois seguir para Barcelona, uma passagem rápida, apenas para cumprir uma promessa feita a mim mesmo de que preciso passar em Madrid.


Na capital espanhola, a hospedagem será no Cats Hostel; segundo a maior parte dos guias, uma dos melhores backpackers da Europa, com direito a uma taverna no subsolo para os hóspedes (tá fácil! =))

Os pontos turísticos da Espanha estão distribuídos em praticamente duas avenidas: Calle de Alcalá e Passeo del Prado, a primeira Leste-Oeste e a segunda Norte-Sul. A idéia é pegar um dia para cada 'caminho'. O Cats fica na estação Antón Martin e a rede metroviária de Madrid é extremamente bem estruturada.

Serão dois dias e meio de bastante correria para conseguir efetivamente conhecer Madrid. Sim, eu sei que merecia mais tempo, mas Barcelona, a segunda parada, terá esse direito.

De Madrid para Barcelona pode-se ir de trem (cerca de 4:40h de viagem); se quer algo mais rápido, 45 minutos de avião usando a Air Europa, por exemplo, a companhia mais em conta para este trecho.

Fiz a compra de alguns trechos internos pela Rumbo (www.rumbo.com.br). Péssima experiência, terrível experiência, perdem sua passagem, erram no preço, anunciam coisa que não existe, fuja desses caras, ou reserve direto ou pegue uma agência de confiança (a Geômade, recomendada por uma grande amiga viajante foi ótima, aproveito para agradecer a simpatia e empenho da Renata).

E no próximo, os locais para se visitar...

domingo, 10 de junho de 2007

Como a web ajuda a preparar uma viagem...

Por mais 'mochilão' que seja, é sempre interessante se preparar para uma viagem quando não se tem muito tempo para visitar os locais. O mais complicado seria conseguir um tempo para organizar tudo que é necessário quando dois empregos e uma casa sem faxineira tomam os preciosos minutos de um dia.

Descobri que é possível guardar algumas informações on-line e trabalhar nelas quando surgir um tempinho, onde quer que seja, desde que eu esteja conectado. olha que bacana:

Google: lógico, ponto de início para qualquer busca referente aos destinos.


Hostels Club: Busca e reserva on-line de backpackers. Ahh, se a estrutura turística no Brasil fosse um décimo da européia. Aqui você pode encontrar backpackers, verificar disponibilidade, ter acesso a fotos e avaliações de outras pessoas e fazer a reserva on-line (com pagamento via cartão de crédito e confirmação por e-mail). Outro site nesta linha é o Hostel World, onde você recebe a confirmação da reserva até por SMS.

Google Docs: para organizar em uma planilha a lista de viagem, os locais, chegadas, partidas, backpackers, locais a se visitar e tudo mais que couber em um Excel ou Word.

Google Maps: a melhor ferramenta para montar seu roteiro e saber se o backpacker fica realmente próximo de onde você quer ir. Você pode fazer marcações, criar mapas pessoais e, com isto, programar os passeios nos dias em que ficará em cada lugar.

Map My Name: pronto, agora é só encontrar uns locais para tirar suas dúvidas com quem realmente entende do assunto.

Athena

Athena é filha de Zeus e Métis.
Desta relação com a deusa da inteligência, estava destinado a nascer um filho que superaria as forças de seu pai. Para evitar que isto acontecesse, quando Métis engravidou pela primeira vez, Zeus a engoliu. Em conseqüência disso, ficou com uma dor de cabeça que se tornou tão insuportável que ele mandou o deus Hefesto abrir o seu crânio com uma machadada. Quando isto foi feito, Athena de lá saltou, trazendo na mão uma lança.

Athena é a deusa da razão e da sabedoria. Era símbolo da inteligência, da guerra justa, da pureza e das artes domésticas e era uma das divindades mais veneradas.

Sua cidade era Athenas, que levara seu nome e onde havia cultos em sua homenagem.

Em busca da razão e da sabedoria, serão 20 dias entre Espanha, Itália e Grécia, passando pelas principais cidades da Idade Antiga. O destino final será o templo de Sounion, uma das marinas de Poseidon.

BlogBlogs.Com.Br